quinta-feira, 10 de março de 2011

Artrite ou Artrose???

Artrite ou Artrose? Frequentemente são palavras utilizadas sem o devido propósito e como se tivessem o mesmo significado. Mas qual a diferença entre elas? Antes de tudo, explico como é uma articulação. Mais popularmente conhecida como “junta”, a articulação é a “dobradiça” entre os ossos. E, para que essa “dobradiça” funcione corretamente, é necessário um lubrificante, chamado líquido sinovial, produzido pela membrana que reveste a articulação. A inflamação nessa membrana é chamada de Artrite, podendo ser causada por infecções, traumas, tumores, doenças autoimunes, etc. Ocorre aumento na quantidade do líquido, causando inchaço e dor articular. As diversas formas de Artrite podem acometer pacientes de qualquer idade e devem ser tratadas de acordo com a sua causa.
Cobrindo as extremidades ósseas que compõem a articulação, existe uma fina cartilagem, chamada cartilagem articular. Artrose refere-se ao desgaste dessa cartilagem, principalmente em mãos, joelhos, coluna e quadris. Ocorre tipicamente a partir dos 40 anos de idade em pessoas geneticamente predispostas; mas pode acometer os jovens se a estrutura articular estiver danificada, por exemplo: traumas e infecções prévias. O medo de causar ainda mais danos articulares leva os pacientes a evitar exercícios físicos, e é essa a principal causa de incapacidade na Artrose! Mas na verdade, os exercícios fortalecem a musculatura e estabilizam as articulações, diminuindo a velocidade do desgaste. Portanto, esse é o verdadeiro inimigo: o medo! – e não os exercícios. E não se esqueça de consultar o seu médico antes de tomar qualquer conduta, pois o fator mais importante para um bom tratamento ainda é o correto diagnóstico.
  

4 comentários:

  1. Olá, estou lendo um pouco das suas publicações, estou com algumas dúvidas.
    minha mãe tem muitas dores nas pernas, pés, nas articulações, não consegue nem caminhar muitas vezes e tem dificuldade para se levantar, não sabemos oq ela tem certo se é artrite, artrose ou artrite reumatoide? o que devemos fazer?

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. olá, gostaria de saber se devo procurar um reumatologista, pois fui diagnosticada com osteopenia e artrose em todas a juntas mas tenho apenas 32 anos. sinto muita dores no ombro, punho e joelho, trabalho na limpeza de uma escola e esta difícil fazer as tarefas pois são bem pesadas.
    obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas o reumatologista é o especialista mais indicado pra tua avaliação e acompanhamento. Boa sorte!

      Excluir