terça-feira, 30 de outubro de 2012

30 de Outubro: Dia Nacional da Luta contra o Reumatismo

A palavra “reumatismo” foi criada há muito tempo, quando imaginava-se que as dores no corpo eram causadas por um desequilíbrio dos “líquidos corporais”. Hoje em dia conhecemos melhor as diversas condições que causam dores, e existem mais de cem doenças reumatológicas: artrite, artrose, gota, fibromialgia, bursite, lúpus, dores musculares crônicas, etc. Infelizmente essas doenças podem facilmente ser confundidas entre si: dor nos punhos, por exemplo, pode ser uma simples tendinite, ou uma manifestação inicial de uma doença potencialmente mais grave, como a artrite reumatóide. E são essas mais graves que devemos identificar o mais rápido possível, para trata-las e evitarmos danos articulares permanentes. O dia de hoje é um alerta à população em relação a essas doenças; pois um diagnóstico correto e tratamento precoce dão a esses pacientes uma vida com melhor qualidade.

2 comentários:

  1. Boa tarde!
    Me chamo Maria Cristina Borges, tenho 42 anos, e desde os 21 anos tenho uma doença de pele incurável. Nenhum medicamento até agora foi eficaz para "suavizar" as manchas do GRANULOMA ANULAR.
    Não houve até agora um dermatologista sequer dos 30 que procurei nesses anos todos que fizesse algo para me ajudar, mas houve um que sugeriu que eu fosse medicada com um remédio para LÚPUS, apesar dos riscos. Portanto talvez eu pudesse procurar um reumatologista e fazer um tratamento de IMUNOTERAPIA?! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria. A parte mais importante de um tratamento é o diagnóstico! Em vista de tantas visitas a dermatologistas, acredito que o teu diagnóstico seja mesmo Granuloma Anular, e não Lupus. Nesse caso, o uso de imunossupressores não está justificado, pois não existem estudos que comprovem o benefício (que deveria ser maior que os riscos). Att,

      Excluir