Artrose

O que é Artrose?

Artrose, cujo nome mais correto é Osteoartrite (OA), é uma doença lentamente progressiva tipicamente vista a partir dos 40 anos. Ela ocorre quando a cartilagem da articulação se desgasta, causando danos ao osso subjacente. Os sintomas incluem dor nas articulações, rigidez, inchaço, ruídos com os movimentos e diminuição da função. Geralmente acomete as articulações das mãos, coluna vertebral, quadris e joelhos. Veja também o artigo Artrite ou Artrose.

Rapidinhas...
  • Artrose é a forma mais comum de doença articular e é a principal causa de incapacidade nos idosos.
  • É causada por desgaste da cartilagem e alterações ósseas subsequentes
  • Embora as alterações articulares sejam irreversíveis, somente alguns pacientes necessitarão de cirurgia para substituição articular.
  • Os sintomas podem variar muito entre os pacientes e o tratamento deve ser individualizado

Quais os fatores de risco para o desenvolvimento de Artrose?
  • Idade (quanto mais velho, maior o risco),
  • Familiares com Artrose
  • Obesidade
  • Traumas ou o uso repetitivo das articulações

Como a Artrose é diagnosticada?

A Artrose geralmente é diagnosticada pelos sintomas e achados no exame físico vistos pelo médico. Em alguns casos, estudos de imagem podem ser úteis para avaliar a gravidade da doença ou para ajudar a excluir outros problemas semelhantes.

Artrose nodal (dedos)

Como a Artrose é tratada?

O objetivo do tratamento é reduzir a dor e melhorar a função das articulações acometidas. Isto pode ser alcançado com uma combinação de medidas físicas, tratamento medicamentoso e, por vezes, cirurgia.

Medidas físicas - Exercício, dispositivos de apoio e tratamento térmico são úteis na Artrose. Algumas formas de tratamento alternativo não comprovados, como massagem e acupuntura, podem ajudar a aliviar a dor por um período curto, mas normalmente são caros e exigem tratamentos repetidos.

Medicamentos - formas disponíveis de tratamento medicamentoso inclui medicamentos tópicos e orais. Medicamentos tópicas, que incluem creme de capsaicina, lidocaína, e gel de diclofenaco, podem ser aplicados diretamente sobre a pele que recobre as articulações afetadas. Analgésicos orais como paracetamol e antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) são comumente usados. Para tratamento de dores mais intensas, medicamentos mais fortes, tais como opióides, podem ser necessários. Infiltrações com corticosteróides ou uma forma de lubrificante chamado ácido hialurônico são eficazes para alguns pacientes.

Cirurgia - Artroscopia ou Substituição total da articulação por próteses são considerados quando a articulação está seriamente danificada, ou o paciente está com dor intratável e sofrendo perda significativa de função.

Suplementos - Muitos suplementos nutricionais tem sido utilizados para o tratamento da OA, mas a maioria não dispõe de dados adequados de pesquisa para apoiar a sua eficácia e segurança. Entre as mais utilizadas são glucosamina/condroitina, omega 3, Harpagophytum procumben, entre outros. Para garantir a segurança e evitar a interações medicamentosas, consulte o seu médico antes de utilizar qualquer um destes agentes, especialmente em combinação com outros  medicamentos.

Vivendo com Artrose

Não há cura para a Artrose, mas você pode controlar como isso afeta sua vida. Um bom posicionamento e apoio para o pescoço e para as costas ao sentar ou dormir, cadeiras com regulação de altura para melhor apoiar os pés no chão são um bom começo. Exercícios aeróbicos diários melhoram as dores, aumentam a flexibilidade e a disposição. Exercícios que aumentam a força dos músculos do quadríceps (músculos da coxa) também podem ajudar a diminuir a dor no joelho. Fisioterapeutas podem ajudar a escolher os melhores exercícios para o seu caso.

A perda de peso em pessoas obesas pode reduzir a dor e a progressão da Artrose. Manter um peso ideal e com atividade física diária vai fazer toda diferença...