Mitos e Verdades

Um diagnóstico de artrite ou outras doenças reumáticas pode fazer alguém sentir-se ansioso e até um pouco sobrecarregado. Ser competente e conhecedor do paciente pode ajudar a aliviar alguns desses sentimentos... e ser capaz de navegar através dos muitos equívocos sobre a artrite e doenças reumáticas é vitalmente importante.


Quase 50 milhões de adultos nos EUA e 300.000 crianças sofrem de artrite e outras doenças reumáticas... Abaixo, treze mitos sobre doenças reumatológicas, e depois, as verdades sobre cada uma delas...
Verdadeiro ou Falso ???
1-Mito: Artrite é uma única doença.
2-Mito: Artrite é doença de pessoas velhas. As crianças não tem artrite.
3-Mito: As doenças reumáticas não são tão comum quanto outras doenças.
4-Mito: Vestir um bracelete de cobre pode curar a artrite.
5-Mito: Qualquer médico pode tratar a minha doença reumática.
6-Mito: Fumar não aumenta o risco de uma desordem autoimune.
7-Mito: Crianças superam a artrite.
8-Mito: A artrite é causada por mudanças climáticas.
9-Mito: O exercício físico deve ser evitado se você tem artrite.
10-Mito: Pessoas com artrite e outras doenças reumáticas devem procurar plantas medicinais e remédios complementares para o seu tratamento.
11-Mito: O peso não tem impacto na artrite.
12-Mito: Estalar os dedos pode causar artrite.
13-Mito: A artrite é uma parte inevitável da vida, apenas aprenda a viver com isso.
  

E aqui estão as verdades sobre os mitos, conforme membros do Colégio Americano de Reumatologia (American College of Rheumatology - ACR)
  
1-Verdade: artrite é um termo genérico usado para descrever mais de 100 condições médicas e doenças, conhecidas como doenças reumáticas, incluindo artrite reumatóide, lúpus, gota etc.

2-Verdade: artrite e outras doenças reumáticas não discriminam os pacientes com base na idade. A artrite reumatóide (AR) é a forma mais comum de artrite inflamatória, afetando mais de 1,3 milhões de americanos (cerca de 75 por cento são mulheres). AR começa mais frequentemente entre os 30 e 50 anos, no entanto, pode desenvolver-se em qualquer idade. Além disso, cerca de uma criança em cada 1.000 desenvolve algum tipo de Artrite Juvenil, podendo iniciar em qualquer idade, embora raramente nos primeiros seis meses de vida.

3-Verdade: Nos Estados Unidos há cerca de 50 milhões de adultos e 300.000 crianças com artrite e outras doenças reumáticas. As doenças reumáticas limitam mais pessoas do que doenças cardíacas, câncer ou diabetes.

4-Verdade: pulseiras de cobre tem fama de ajudar em diversos problemas de saúde, inclusive dor causada por condições físicas, tais como a artrite. Estes benefícios são repassados de boca em boca, e por causa da popularidade destas pulseiras, muitos estudos têm sido conduzidos para ver se a sua boa reputação é merecida. Até o momento não foram observados benefícios, embora possa ocorrer efeito placebo.

5-Verdade: o médico generalista (cuidados primários) é fundamental nos cuidados de saúde de uma pessoa; porém, a opinião de um Reumatologista - médico especializado no tratamento da artrites e outras doenças reumáticas - pode ser necessário. Se você tivesse câncer, você veria um oncologista. Se a criança sofrer de diabetes, seria levada a um endocrinologista. Assim, você deve pedir ao seu médico para encaminhá-lo a um Reumatologista em caso de eventuais problemas reumatológicos.

6-Verdade: É sabido que Fumar está associado com risco aumentado de enfisema, câncer de pulmão, doença cardíaca, derrame e outros eventos adversos para a saúde. Embora menos difundido, já foi reconhecido que o tabagismo aumenta o risco de desenvolver doenças autoimunes como artrite reumatóide (AR) e lupus. Além disso, pacientes com AR que fumam tem doença mais grave, quando comparados com pacientes com AR que não fumam. As razões para a associação entre tabagismo e doença autoimune não são completamente compreendidos, mas parecem estar relacionados com a indução do sistema imune pelo tabaco.

7-Verdade: Na realidade, mais de 50% das crianças com artrite idiopática juvenil (AIJ) vão entrar na idade adulta com artrite ativa, sofrendo dor e possíveis consequências da destruição articular em caso de ausência de tratamento.

8-Verdade: As mudanças no clima podem até exacerbar os sintomas da artrite, mas mudanças climáticas não causa artrite ou outras doenças reumáticas.

9-Verdade: Indivíduos fisicamente ativos são mais saudáveis, mais felizes e vivem mais do que aqueles que são inativos e impróprios. Isto é especialmente verdade para as pessoas com artrite e outras doenças reumáticas. Além disso, as articulações com um bom tônus muscular ao redor fica mais estável e protegida. Pacientes com artrite devem discutir com o Reumatologista e fisioterapeuta o exercício mais adequado para eles (natação, caminhadas, levantamento de peso leve, etc).

10-Verdade: Apesar da eficácia dos novos tratamentos, muitos pacientes com artrite sofrem de dor crônica e incapacidade. Algumas pessoas recorrem aos medicamentos fitoterápicos e outros remédios "naturais" na crença de que eles são eficazes e mais seguros que os medicamentos convencionais. Infelizmente, a maioria das informações disponíveis ao público sobre esses remédios, seja na mídia, seja na Internet, é enganosa. Como o FDA (Food and Drug Administration) atualmente é incapaz de regular a qualidade dos remédios de ervas e suplementos para verificar sua eficácia e segurança, seu uso não é recomendado.

11-Verdade: Alguns estudos mostram que mesmo uma pequena perda de peso pode ajudar a aliviar a dor da artrite - particularmente nos joelhos e quadris. Infelizmente o tratamento de doenças reumáticas não é único para todos os pacientes. Cada condição requer uma abordagem multidisciplinar e tratamento específico, que pode incluir dieta, exercício, medicação e/ou alterações de comportamento.

12-Verdade: Alguns estudos têm demonstrado que este hábito pode causar danos aos ligamentos, mas não há nenhuma evidência de que estalo pode levar à artrite.

13-Verdade: As dores são inevitáveis durante a vida. Mas, se a dor nas articulações, músculos ou ossos é grave ou persiste por mais de alguns dias, é importante consultar um Reumatologista. Viver com dores e rigidez no corpo não é algo que você deva aceitar e conduzir por conta própria. O Reumatologista é treinado para ajudá-lo não só a encontrar uma maneira de conviver com a artrite e outras doenças reumáticas, mas também oferece tratamentos que , se não curam a doença, pelo menos ajudam a controlá-la.

O Reumatologista é dedicado aos cuidados de saúde do paciente como um todo. Com seu amplo conhecimento do sistema imunológico, o Reumatologista compreende como as doenças reumáticas afetam da cabeça aos pés. Devido que as doenças reumáticas não são apenas complexas, mas também crônicas em sua maioria, o Reumatologista vê seus pacientes com frequência na maior parte de suas vidas. Ele pode ajudar a compreender e auxiliar numa variedade de problemas de saúde - desde o uso de medicamentos, até em indicações cirúrgicas, fisioterapia, saúde mental, gestação, tratamento de infecções comuns etc. Resumindo, o Reumatologista serve como um gestor nos cuidados de saúde ao longo da vida de seus pacientes.
 
Mitos e Fatos pela Sociedade Brasileira de Reumatologia:
Acesse o Link