Dor nas costas

Aiii minhas costas...

Primeiro uma boa notícia: A maioria dos pacientes com dor aguda nas costas melhora em uma ou duas semanas... e 90% dos episódios resolvem-se em oito semanas.

Rapidinhas...
- A região Lombar é o local onde as pessoas mais se queixam de dor.
- O diagnóstico de Dor Lombar é feito baseado em História e Exame Físico do paciente, a maioria não precisa nem de RX!!!
- Exames complementares caros e/ou desconfortáveis raramente são necessários. Exames realizados sem necessidade, além do custo, podem atrapalhar no correto diagnóstico, pois frequentemente apresentam achados que nada tem a ver com a dor, confundindo o doente e o próprio médico.

O que causa Dor Lombar?
Como regra, a maioria dos episódios de Dor Lombar é causada por alterações mecânicas associadas à sobrecarga, má-postura e falta de fortalecimento muscular das costas. Muitas vezes, essas alterações são graduais e associadas com idade. Porém, em torno de 10% dos casos, a Dor Lombar pode ser causada por doenças sistêmicas, necessitando de investigação mais detalhada e tratamento mais específico...

Devo ficar em repouso?
Embora exercício excessivo deva ser evitado até melhora da dor, os pacientes devem continuar suas atividades cotidianas. Alongamentos musculares e calor local podem aliviar a dor em alguns casos, pois ajudam no relaxamento muscular. Portanto, dor lombar não é sinônimo de “cama” e raramente é motivo para afastamento do trabalho.

Devo ir ao massagista?
Massagem para relaxamento muscular pode ser útil quando a causa da dor é relacionada à tensão muscular. Mas como dito anteriormente, alguns casos podem estar relacionados com doenças sistêmicas, podendo ser grave. E massagem nesses casos pode até ser prejudicial...

Posso tomar remédios para a dor?
Medicamentos analgésicos, antiinflamatórios e relaxantes musculares frequentemente são prescritos para o alívio da dor, mas devem ser orientados por um profissional habilitado, desde que várias dessas medicações podem ter efeitos adversos e interações medicamentosas graves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário